
 

 

 

 

 

 

 

 

 

A “GRANDE IMPRENSA” BRASILEIRA”: 

PARCIALIDADE POLÍTICA E ANTIPETISMO 

(1989-2014) 

 

 

 

FERNANDO ANTÔNIO AZEVEDO 

UFSCAR (BRASIL) 

 
f.azevedo@me.com 

 

 

 

Área temática: Opinião Pública e Comunicação Política 

 

 

 

 

 
TRABALHO PREPARADO PARA APRESENTAÇÃO NO 90 CONGRESSO LATINO 

AMERICANO DE CIÊNCIA POLÍTICA (ALACIP) 

 

MONTEVIDEO, 26 A 28 DE JULHO DE 2017 

 



   

 1 

 

 

 Resumo:  

O paper examina a relação da chamada “grande imprensa” do Brasil, formada pelos três 

grandes diários de circulação nacional, O Estado de S. Paulo, a Folha de S. Paulo e O 

Globo, com o petismo e seus governos entre 1989 a 2014. São analisados com a 

metodologia da valência e dos pacotes interpretativos os editoriais publicados durante 

sete eleições presidenciais e ao final é apresentada uma periodização da representação do 

petismo na mídia e três hipóteses para discutir a parcialidade da imprensa.  

 

 

Introdução. 

 

 

 Este paper1 tem como tema a relação dos três principais jornais de referência do 

Brasil (O Globo, Estado de S. Paulo e a Folha de S. Paulo) com o Partido dos 

Trabalhadores (PT) através da análise dos seus editoriais publicados durante as eleições 

presidenciais diretas ao longo da Nova República.  Estas publicações fazem parte da 

chamada “grande imprensa” e no passado tiveram intensa atuação política apoiando as 

forças de centro-direita contra o governo nacionalista de Getúlio Vargas (1951-54) e o 

governo reformista de João Goulart, o Jango (1961-64), ambos ligados ao Partido 

Trabalhista do Brasil (PTB), de centro-esquerda (SODRÉ, 1999; ABREU, 2008; 

CARVALHO, 2013).  Todos apoiaram o golpe militar de 1964 e o regime autoritário, 

com o dissenso posterior do Estado de S. Paulo após o aprofundamento da ditadura, com 

a edição do Ato Institucional no 5, em 1968.  Com a redemocratização e a instauração da 

Nova República, em 1985, os veículos passaram a conviver com um novo sistema 

partidário e uma nova dinâmica política que, a partir de 1994, polarizou a disputa eleitoral 

presidencial entre a coligação de esquerda e, a partir de 2002, de centro-esquerda liderada 

pelo PT e a de centro-direita comandada pelo Partido da Socialdemocracia Brasileira 

(PSDB). Uma revisão da literatura (GUIMARÃES, VIEIRA, 1989; LIMA, 1990; 

ALBUQUERQUE, 1994; RUBIM, 1985; AGUIAR, 1995, JORGE, 1997, RUBIM, 

AZEVEDO, 1998; MIGUEL, 1999; AZEVEDO, 2000, 2009, 2011; ALDÉ, 2003; 

                                                 
1 O texto que se segue é um resumo dos principais dados e argumentos desenvolvidos no livro A Grande 
Imprensa e o PT: 1989-2014, do autor, publicado pela Editora Edufscar, em 2017.  



   

 2 

CHAIA, 2004; RUBIM, COLLING, 2004; FONSECA, 2005, ALDÉ, MENDES, 

FIGUEIREDO, 2007) sobre a cobertura eleitoral das eleições presidenciais neste período 

mostra que a maioria das pesquisas e levantamentos apontou que os jornais, e a mídia de 

um modo geral, atuaram em variados graus com viés partidário, favorecendo assim direta 

ou indiretamente os candidatos antipetistas nos pleitos presidenciais.  Não conheço, 

porém, salvo engano, um estudo longitudinal que analise o comportamento dos jornais e 

mostre tendências e continuidades abrangendo todas as eleições presidenciais realizadas 

até o momento.  Este texto tenta suprir parcialmente esta lacuna e tem como objetivo 

principal discutir o comportamento da imprensa mainstraim a partir do conceito de 

paralelismo político (HALLIN e MANCINI, 2010) e tendo como referência empírica a 

relação dos jornais com o PT e o petismo a partir da pergunta:  na atual quadra 

democrática a grande imprensa brasileira atuou de modo paralelo ao sistema político 

assumindo posições político-ideológicas como o fez no período democrático de 1945-64?  

 A pergunta tem pertinência e relevância no contexto informacional brasileiro. O 

sistema de mídia é oligopolizado e controlado basicamente por quatro famílias 

(Marinho/Rede Globo, Mesquita/Grupo Estadão, Frias/Grupo Folha e Civita/Grupo 

Abril) que detêm a propriedade cruzada de jornais, revistas, redes de televisão e sites e 

portais. Deste modo, a maior parte do fluxo da informação política é monopolizada pelos 

grandes grupos midiáticos e as fontes alternativas de informação, que Dahl (1989) aponta 

como um dos requisitos fundamentais da democracia representativa, ocupam um papel 

secundário (em geral em sites e blogs) e marginal do ponto de vista do seu impacto na 

formação da opinião pública.  Neste contexto, de um sistema de mídia concentrado e 

caracterizado por uma oferta de conteúdo político com baixa diversidade, a parcialidade 

da grande imprensa, pelo seu grande poder de agendamento (e ripple efect no noticiário 

televisivo e nas redes sociais) pode gerar assimetria informacional e potencialmente 

desequilibrar a disputa política e eleitoral ao vocalizar, reproduzir ou endossar 

argumentos e estratégias narrativas de grupos e partidos políticos.   

 É consenso na literatura da Comunicação Política recente, fortemente influenciada 

pelas teorias da agenda-setting e do framing, de que a mídia tem grande poder de agenda 

ao selecionar e hierarquizar notícias e estabelecer enquadramentos e narrativas sobre 

fatos, acontecimentos e personagens. Como lembrou Bernard Cohn (1963, p. 120), a 

imprensa pode não ser eficaz em dizer como se deve pensar, porém tem grande 

capacidade em sugerir o que pensar. Ou seja, de tematizar e colocar, no centro da atenção 

pública, questões sobre as quais fornece também análises e interpretações produzidas a 



   

 3 

partir de enquadramentos narrativos. Desta maneira, como observaram Lang & Lang 

(1959, p. 226) num texto sobre a influência da mídia nas campanhas eleitorais, as mídias 

constroem perspectivas, conformam as imagens dos candidatos e dos partidos e ajudam 

a destacar os conceitos em torno dos quais se desenvolverá as campanhas.  

 Portanto, no jogo político a mídia importa, e muito. É ela que, nas democracias 

modernas e de massa, que Manin (1995) descreve como democracias de público, ao lado 

das campanhas eleitorais, opera a mediação entre os atores políticos (partidos e 

candidatos) e os cidadãos e eleitores. E, em que pesem a centralidade da televisão nos 

meios de comunicação de massa e sua grande penetração no público e o avanço das novas 

mídias digitais, como a internet e as mídias sociais (Facebook, Youtube, Twitter, 

Instagram, etc.), ainda são os jornais e as revistas de informação semanal as principais 

fontes de informação e agendamento da política. É desta velha mídia que as principais 

notícias e os comentários têm origem e são replicados na televisão e nas novas mídias.  

Em outras palavras, a mídia impressa pauta não só a mídia eletrônica (rádio e televisão) 

como a mídia digital (internet e mídias sociais): várias pesquisas recentes apontam que a 

maior parte das notícias e dos artigos que trafegam nas novas mídias é originária de 

jornais e revistas impressos, o que, aliás, se pode comprovar simplesmente olhando-se os 

temas dos debates polarizados no Facebook. Assim, e embora não seja a única fonte, a 

imprensa escrita pauta grande parte das questões políticas e as outras mídias repercutem, 

ampliam e disseminam os temas em debate, realimentando o fluxo de informação.  

 O conceito original de paralelismo político foi cunhado por Saymour-Ure (1974) 

na tentativa de definir, através da categoria paralelismo partido-imprensa, a convergência 

de interesses políticos entre jornais e partidos.  Refinando o conceito, Blumer e Gurevitch 

(1975) propuseram uma escala de paralelismo político para abranger graus de intensidade 

(máximo, intenso, médio, baixo e zero) e situações que iam desde o controle vertical da 

publicação (imprensa partidária como a existente em alguns países da Europa no passado) 

até o jornalismo independente cuja referência normativa seria o modelo liberal do 

jornalismo comercial norte-americano. Por sua vez, mais recentemente, Hallin e Mancini 

(2010) revitalizaram o conceito explorando-o como uma das variáveis de análise dos 

modelos de sistema de mídia do mundo ocidental.  Os referidos autores, inspirados nos 

pesquisadores que os precederam, descrevem cinco elementos ligados à prática do 

paralelismo político (conexões organizacionais, caráter partidário da audiência, 

conteúdo dos meios, atuação dos jornalistas na política e o jornalismo de comentário 

apoiado na concepção do jornalista como publicista) e os associam mais ao 



   

 4 

compartilhamento de crenças, valores e tendências políticas mais gerais do que a conexão 

um-a-um entre meios e partidos como caracterizou o jornalismo partidário do passado. 

Albuquerque (2012a, 2012b), por sua vez, propõe que paralelismo político e jornalismo 

independente sejam considerados como modelos históricos distintos. Sem entrar na 

discussão sobre os limites e alcances teóricos do conceito, assumo, aqui, a ideia de Hallim 

e Mancini de que o paralelismo político nos dias de hoje, marcado pelo predomínio do 

jornalismo comercial, se dá basicamente em torno do compartilhamento de crenças e 

valores ideológicos, de uma causa determinada ou uma agenda política contingencial 

capaz de associar e produzir convergências políticas entre jornais e partidos. 

  Os jornais aqui examinados têm, apesar do alto nível de profissionalização, 

independência comercial e adesão formal ao modelo de jornalismo centrado nas notícias, 

um vigoroso e extenso jornalismo de comentário através de editoriais, colunas e artigos 

que ocupam espaços destacados e possuem grande peso nas edições. Portanto, antes de 

tudo e principalmente, são jornais de opinião que valorizam o papel de seus publicistas e 

seus editoriais ocupam um lugar nobre e de grande visibilidade. Como lembra Eilders 

(1997), a alma dos jornais está nos editoriais que são o core jornalístico que emite e 

transmite a posição política das publicações e de seus proprietários. Nesse sentido, eles 

são a matéria prima por excelência para se avaliar o posicionamento político dos jornais.  

 A análise dos editoriais aqui examinados se estende de 1989 a 2014, perfazendo 

25 anos e sete eleições presidenciais na atual quadra democrática. A amostragem foi 

circunscrita ao período eleitoral tomando-se como referência o início da emissão da 

propaganda gratuita no rádio e na televisão (HGPE), iniciando a coleta dos editoriais 

quarenta e cinco dias antes da data da eleição do primeiro turno e estendendo a observação 

até a data do segundo turno, quando foi o caso2.  A temporada eleitoral foi escolhida 

porque, como lembra Swanson e Mancini (1996), as campanhas são períodos críticos da 

vida das democracias: é neste momento que a agenda de debates públicos se torna mais 

visível e incandescente e a discussão sobre os rumos do País ganha expressão política e 

cores partidárias. Portanto, é um momento especialmente privilegiado para observar o 

posicionamento da mídia em relação ao debate público, aos atores políticos e às 

alternativas eleitorais em jogo. 

                                                 
2 A propaganda eleitoral no rádio e na televisão, regulada pela Lei no. 7.773, de 08/06/1989, tinha duração 
de sessenta dias, porém, em 1998, ela foi reduzida para 45 dias. Por uma questão de padronização o exame 
dos editoriais em cada período eleitoral obedeceu a regra dos 45 dias.   



   

 5 

 O procedimento adotado para analisar e interpretar os dados baseia-se na 

metodologia da valência e dos pacotes interpretativos. A Metodologia de Análise de 

Valência (MAV), também conhecida como slant analysis, sentiment analysis ou opinion 

mining, é utilizada internacionalmente em estudos de mídia em contextos eleitorais desde 

os anos 50 para medir a valoração dos conteúdos da mídia em relação a um determinado 

objeto.3 No presente trabalho adotou-se as seguintes regras: (1) a valência é positiva se o 

conteúdo analisado encerra uma avaliação ou menção de ordem pessoal, moral, política 

ou de desempenho nas funções públicas favorável a políticos ou avaliação e menção 

favorável de programas, projetos e ação de partidos ou governo; (2) a valência é negativa 

se o conteúdo analisado encerra uma avaliação ou menção de ordem pessoal, moral, 

política ou de desempenho nas funções públicas negativa a políticos ou avaliação e 

menção desfavorável na avaliação de programas, projetos e ação de partidos ou governo; 

(3)  a valência é neutra se o conteúdo analisado não apresenta nem elementos positivos 

nem negativos na avaliação ou menção de ordem pessoal, moral, política ou de 

desempenho nas funções públicas a políticos ou na avaliação e menções a programas, 

projetos e ação de partidos ou governo. Em caso de matérias ambivalentes, em que há 

equilíbrio entre elementos positivos e negativos, o conteúdo foi considerado neutro.  

 Os pacotes interpretativos, por sua vez, são baseados na teoria do enquadramento 

(GOFFMANN, 1974).   Na definição sintética de Entman (1993, p. 52), enquadrar é o 

processo de selecionar aspectos da realidade e torná-los mais salientes para produzir uma 

definição ou interpretação particular de um problema ou questão moral.  Outros autores, 

como Gitlin (1980), enfatizam o enquadramento como esquemas interpretativos 

persistentes, em que os administradores de símbolos (como os jornalistas) organizam 

rotineiramente seus discursos. Assim, os enquadramentos ultrapassam os meros relatos 

episódicos e permitem uma articulação de sentido entre eles, proporcionando uma 

narrativa que organiza uma interpretação mais ampla e duradoura ao longo do tempo. 

Portanto, como resumem Gamson e Modigliani (1989, p. 143), os pacotes interpretativos 

devem ser vistos como uma ideia organizadora central ou um enredo que produz sentido 

para o desdobramento de uma série de eventos, promovendo uma conexão entre eles. 

 O texto está dividido em três partes.  A primeira faço um resumo histórico e 

político dos jornais pesquisados e na segunda apresento os dados da pesquisa. Na terceira, 

à guisa de conclusão, sustento que a grande imprensa brasileira atua no sistema de mídia 

                                                 
3 Sobre a metodologia ver Feres (2016)  



   

 6 

de forma paralela às forças de centro-direita ao assumir uma posição antipetista ao longo 

da atual quadra democrática. Com base nestas constatações levanto três hipóteses para a 

discussão sobre o paralelismo da grande imprensa brasileira.    

 

1. Resumo histórico e político dos jornais 

 

 1.1. O Globo 

 O jornal foi fundado no Rio de Janeiro, em 1925 circulando como vespertino até 

1962, quando passou a ser matutino. Entre os anos 1930 e 1980, o veículo se tornou o 

diário de maior circulação no Brasil, batendo concorrentes mais antigos e tradicionais. 

Sua ascensão como um dos principais jornais do país se deu paralela à formação das 

Organizações Globo, um conglomerado de mídia que paulatinamente agregou rádios e 

revistas (nos anos 1940) e televisão (nos anos 1960).  Hoje, o Grupo Globo é o maior 

conglomerado de mídia do Brasil, liderando de forma absoluta a audiência da rede aberta 

(TV Globo e suas afiliadas), com importante presença na TV fechada, através da Globosat 

(Globonews, GNT, Multishow, Telecine, Sportv, entre outros) e no sistema radiofônico 

(rádios Globo e CBN), bem como nas novas mídias digitais (portal G1).4 Sua influência 

na imprensa escrita não se limita ao O Globo:  o grupo edita também, no Rio, o jornal 

Extra, de perfil popular e o Valor Econômico, diário especializado em economia e 

finanças e líder em seu segmento, além da revista Época, que concorre com Veja, Isto É 

e Carta Capital no mercado das revistas de informação semanal.  Possui, ainda, a Rio 

Gráfica Editora, que publica livros e inúmeras revistas para público segmentado.  

 O Globo pode ser classificado como liberal, do ponto de vista econômico, e 

conservador e de centro-direita, do ponto de vista político. Uma análise da sua trajetória 

editorial, ao longo da história brasileira, mostra que o jornal assumiu, nos momentos 

críticos, posições que reiteram o seu perfil político predominantemente conservador. 

Apoiou a Revolução Liberal de 1930 que derrubou a República Velha, mas, logo em 

seguida, alinhou-se à Revolução Constitucionalista de 1932, deflagrada pelas elites rurais 

paulistas que tinham sido alijados do poder, contra o novo regime. No período de 1937 a 

1945, na vigência da ditadura do Estado Novo, o jornal, como toda a imprensa brasileira, 

circulou sob censura. Após a redemocratização, em 1946, o embate político foi polarizado 

ideologicamente entre as forças de centro-direita e centro-esquerda opondo os liberais 

                                                 
4 Com cinco emissoras próprias e 117 afiliadas, a Rede Globo chega a praticamente 100% do território 
nacional, atingindo 5.485 municípios e 99,5% da população. 



   

 7 

(aglutinados na União Democrática Nacional – UDN) e os nacional-desenvolvimentistas 

reunidos na aliança eleitoral formada pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTB) e o Partido 

Social Democrático (PSD), ambos criados por Vargas.  O Globo, neste período 

democrático, apoiou as forças liberais nos principais embates eleitorais e políticos. Na 

crise política de 1954, que terminou com o suicídio de Vargas em agosto daquele ano, o 

jornal cerrou fileiras com a oposição, embora tenha, por temer os riscos políticos e 

institucionais de um impeachment numa democracia recém-restaurada, se posicionado 

contra o afastamento do presidente, em março de 1954. Entretanto, a rádio Globo tinha 

se transformado numa tribuna aberta para os discursos inflamados de Carlos Lacerda, o 

principal líder da UDN, contra Vargas e seu governo. Em 1961, após a renúncia de Jânio 

Quadros, foi contra a posse do vice-presidente Jango e depois fez dura oposição ao seu 

governo e as bandeiras das reformas de base (especialmente a reforma agrária) defendidas 

pela esquerda brasileira.  Em 1964, apoiou o golpe militar e publicou um editorial sob o 

título “Ressurge a Democracia”5, em que saudava a tomada do poder pelas Forças 

Armadas. O jornal apoiou o regime militar durante toda sua existência, sem nenhuma 

ressalva política. Num editorial6 publicado em primeira página, em 1984, Roberto 

Marinho justifica o apoio à “Revolução de 64” por conta das ameaças ao “regime 

democrático”, e afirma que apoiou o Ato Institucional no 5 para conter “a irrupção da 

guerrilha urbana”. Este apoio ao regime se prolongou mesmo no período da transição 

democrática e durante a campanha pelo restabelecimento do voto direto (“Diretas, Já”).  

Com o retorno à democracia, em 1985, o jornal passou a apoiar uma agenda econômica 

liberal assumida, num primeiro momento, por Fernando Collor, e depois por Fernando 

Henrique Cardoso (FHC) e os candidatos posteriores do PSDB. 

   O exame da lista de colunistas e articulistas do jornal mostra que a grande maioria 

deles está alinhada com a linha editorial e os valores do jornal, havendo pouca diversidade 

interna e espaço para opiniões divergentes e debate do ponto de vista político ou 

ideológico.  

 

  

 

 

 

                                                 
5 O Globo, 02/04/1964, p. 3.   
6 O Globo, 07/10/1984, p. 1. 



   

 8 

1.2. O Estado de S. Paulo 

 O Estado de S. Paulo foi fundado em 1875 e originalmente chamava-se A 

Província de S. Paulo.7 Criado por um grupo de dezesseis fundadores, o jornal começou 

a circular com dois mil exemplares (para uma população então estimada em 31.000 

habitantes) e tinha, como concorrência local, dois diários mais antigos, os hoje extintos 

Correio Paulistano (de 1854) e o Diário de São Paulo (de 1865). O jornal nasceu com 

um perfil político progressista para a época: sua orientação editorial era antimonarquista 

e antiescravista e, entre seus colaboradores, contavam nomes de prestígio intelectual, 

como o escritor Euclides da Cunha e vários publicistas republicanos. Com a proclamação 

da República, o jornal assumiu o atual nome e, em 1902, passou a ser dirigido e controlado 

exclusivamente por Júlio Mesquita, genro de um dos fundadores da publicação, que se 

tornou, então, o principal veículo de ideias e fonte de informação da elite paulista rural 

vinculada ao setor cafeeiro agroexportador.  

 O Estadão faz parte hoje de um grupo empresarial ainda controlado pela família 

Mesquita e formado pelo diário, por rádios (Estadão, Eldorado e Disney), agência de 

notícias (Agência Estado, uma das principais do país, que, através do Broadcast, lidera a 

oferta de conteúdos de mídia na área política e econômica) e OESP Mídia e OESP 

Gráfica. No segmento digital, o grupo possui o portal Estadão que veicula informações 

em tempo real e é um dos mais acessados pelos internautas do país.  

 Ao longo da República Velha (1989-1930), o jornal assumiu posição crítica em 

relação ao sistema eleitoral (voto aberto e fraudes eleitorais) e se engajou na campanha 

civilista que defendia um programa de reformas institucionais e modernização do país. 

Em 1930, aderiu à candidatura oposicionista de Vargas contra o candidato oficial das 

oligarquias dominantes.  Porém, depois da Revolução de 1930, trocou de lado e apoiou o 

movimento Constitucionalista de 1932, deflagrada pelas elites paulistas contra o governo 

provisório de Vargas, defendendo a constitucionalização do país e a realização de 

eleições.  Com a decretação da ditadura do Estado Novo, em 1937, o jornal passa a fazer 

uma oposição aberta ao novo regime. Como represália, é censurado e, em março de 1940, 

sofre uma intervenção que se prolongaria por cinco anos. Encontra-se, nesse episódio, a 

origem do visceral antigetulismo que o jornal iria cultivar nos primeiros anos da quadra 

democrática que se inicia em 1946.  

                                                 
7 Sobre o jornal e seu papel político, ver Capelato e Prado (1980) e Capelato (1986 e 1988).   



   

 9 

 Após o fim do Estado Novo, o Estadão ressurge politicamente com seu perfil 

definitivo e atual. Antigetulista e, portanto, por definição, antipopulista, o Estadão 

endossou candidaturas e programas adversários do varguismo e de seus herdeiros 

políticos em todas as eleições presidenciais do período democrático iniciado em 1946. 

Em 1961, com a renúncia de Jânio Quadros, apoiou os chefes militares que vetavam a 

posse de Jango e defendeu em editorial a intervenção das Forças Armadas para evitar que 

as “forças subversivas” assumissem o poder. Com a posse de Jango, através da solução 

parlamentarista, e a rápida polarização política nos anos seguintes, entre a esquerda e a 

direita em torno das reformas de base, o jornal radicalizou suas críticas ao governo: 

defendeu de forma aberta a deposição de Jango, apoiou as manifestações de ruas contra 

o governo (a “Macha com Deus pela família e pela liberdade”) e, finalmente, o golpe 

militar de 1964. 

 Apesar do apoio ao golpe e ao novo regime, o jornal defendia que a intervenção 

militar fosse transitória e que o poder deveria ser devolvido aos partidos e políticos depois 

de expurgados da cena política as correntes de esquerda. Em 13 de dezembro de 1968, 

data da edição do AI-5 que radicalizou a ditadura e o poder militar, o Estadão publicou o 

editorial “Instituições em frangalhos”8, assinado por Júlio de Mesquita Filho, que resultou 

na apreensão do jornal e no estabelecimento da censura interna.  Na transição 

democrática, o Estadão apoiou formalmente a campanha pelas eleições diretas e, com a 

derrota da emenda constitucional que a restabelecia, endossou a candidatura de Tancredo 

Neves no Colégio Eleitoral que elegeria por via indireta o primeiro presidente civil pós-

ditadura.  

 Um balanço da sua trajetória política desmente sua imagem corrente de um jornal 

politicamente conservador desde a sua origem: abolicionista, republicano, apoiou a 

Revolução de 1930, combateu o Estado Novo. Traiu suas autoproclamadas convicções 

políticas liberais ao apoiar o golpe de 1964, mas o fez em companhia de todos os 

principais jornais do País, com exceção da Última Hora, diário fundado com o apoio de 

Vargas e o único da grande imprensa que apoiava o governo Jango e as políticas de 

centro-esquerda.  Porém foi, depois do extinto Correio da Manhã, o primeiro grande 

jornal a se contrapor à ditadura militar, ainda que defendendo uma concepção de 

democracia restrita e expurgada ideologicamente. Contudo, sua posição, nos embates 

partidário-eleitorais e diante de governos chamados progressistas (Vargas do mandato 

                                                 
8 O Estado de S. Paulo, 13/12/1968, p. 2.  



   

 10 

democrático, Jango e o período petista), tanto na quadra democrática de 1945-1964 

quanto na atual (em que apoiou sucessivamente os candidatos de centro-direita em todos 

os pleitos presidenciais) configura seu perfil como uma publicação politicamente 

conservadora e ligada aos interesses das elites econômicas.   

 Suas páginas de opinião possuem grande peso em relação às páginas informativas 

e nelas há pouco lugar para a diversidade interna, o contraditório e o debate de ideias, 

valores e projetos políticos e ideológicos opostos, prevalecendo visões liberais ou 

conservadoras que estruturam as tendências políticas de centro-direita. 

 

 1.3. Folha de S. Paulo  

 A Folha de S. Paulo faz parte de um grupo empresarial que edita o jornal e publica 

também Agora São Paulo, jornal popular que circula na capital paulista. O grupo também 

é proprietário de um dos maiores portais do País, o UOL, que abriga a edição digital da 

Folha, e atua também no segmento editorial, através da Folha Gráfica e da Editora 

Publifolha.  

 A origem do jornal remonta aos anos 20 do século passado e às duas publicações 

que lhe deram origem, a Folha da Noite e a Folha da Manhã9. A primeira, uma publicação 

vespertina, foi fundada em 1921 por um grupo de jornalistas e seu público-alvo eram os 

leitores dos segmentos da classe média mais baixa e trabalhadores urbanos. Portanto, o 

jornal se posicionava numa faixa não contemplada pelo tradicional O Estado de S. Paulo, 

orientado para as elites paulistas, e adotava uma linguagem mais popular e um estilo mais 

noticioso do que opinativo. Com o sucesso da publicação, o grupo lançou, em julho de 

1925, um jornal vespertino com o nome Folha da Manhã. O símbolo do jornal era o “Juca 

Pato”, personagem criado pelo cartunista Belmonte, que representava o homem comum 

a quem os dois jornais pretendiam representar.  Em 1930, o jornal se posicionou contra a 

Revolução e a favor da manutenção da velha ordem oligárquica e, com o golpe de 1937 

e a instauração do Estado Novo, se colocou na oposição à ditadura. Vargas, interessado 

em eliminar os focos de oposição na imprensa, estimulou a compra dos dois jornais por 

um grupo de empresários que repagina a Folha da Manhã, lança uma terceira publicação 

diária (Folha da Tarde) e muda a orientação política em favor do governo. Em 1960, as 

três publicações são fundidas numa só, nascendo, então, a Folha de São Paulo que, em 

1961, foi finalmente adquirida pelos empresários Octávio Frias de Oliveira e Carlos 

                                                 
9 Ver, sobre o jornal e sua participação política, Goldenstein (1987), Taschner (1992) e Matos (2008).   



   

 11 

Caldeira Filho.  Ao longo das duas décadas seguintes, os novos proprietários 

modernizaram o jornal (foi o primeiro veículo impresso em offset da América Latina), 

ampliaram sua circulação e suas receitas publicitárias e passaram a disputar a liderança 

da grande imprensa diária com O Estado de S. Paulo e O Globo.  

 

 Nesta nova fase, o jornal atravessaria dois períodos bem distintos do ponto de 

vista político. No primeiro, que vai dos anos 1960 até meados dos 1970, o diário assume 

posições políticas marcadas pela oposição às bandeiras da esquerda, como as reformas de 

base e o governo Jango, o apoio ao golpe de 1964 e ao regime autoritário que recebeu um 

apoio incondicional do jornal em sua primeira década de existência.  O segundo período 

tem início com as reformas gráficas e editoriais, a partir de 1976, que renovou o jornal e 

a equipe de colaboradores. Mas, a principal alteração foi na linha editorial, que passou a 

valorizar o debate de ideias e posições políticas e o pluralismo interno. Estas mudanças 

se dão num período marcado pela abertura política, em que a luta pela anistia e 

redemocratização começava a ganhar impulso no País e o coração e as mentes da classe 

média.   Reposicionado editorialmente, o jornal cresceu nos segmentos da audiência mais 

jovem e de classe média e apoiou a luta pela anistia, pela constituinte e eleições diretas, 

fazendo coberturas extensas de episódios políticos críticos para o regime militar e 

apoiando a campanha das “Diretas, Já” que recebeu grande apoio da publicação.  

 

 O jornal mantém, nos dias atuais, a mesma linha editorial e a política de 

diversidade interna, sendo, dos três grandes diários, o mais aberto ao debate e ao 

confronto de ideias. Com estas características, hoje está localizado mais ao centro do que 

na margem direita do espectro político, mas certamente a sua definição editorial mais 

precisa seria a de uma publicação alinhada com os ideários liberais na política e na 

economia, mas comprometido com uma audiência menos conservadora que não era 

contemplada pelos seus concorrentes diretos.   

  

2. Os editoriais dos jornais: 1989-2014 

 

 A pesquisa levantou 3.164 editoriais dos quais 937 (29,6%) tinham como tema 

central o PT como se pode ver na tabela a seguir.  

 

 



   

 12 

 

 

 

Tabela 1: Número de editoriais dos jornais e relacionados ao PT por ano 
 

Ano 
Editoriais 

O Globo Folha de S. Paulo10 O Estado de S. Paulo 
Total PT % Total PT % Total PT % 

1989 93 8 8,6 276 46 16,7 263 66 25,1 
1994 61 2 3,3     225 23 10,2 
1998 84 1 1,2 120 2 1,7 125 9 7,2 
2002 100 7 7 182 26 14,3 198 33 16,7 
2006 125 56 44,8 148 62 41,9 222 131 59 
2010 135 68 50,4 142 65 45,8 222 100 45 
2014 113 56 49,6 132 54 40,9 195 122 62,6 

Total 711 198 27,8 1.000 255 25,5 1453 484 33,3 
Fonte: Elaboração Própria 

 
 

O partido foi objeto de assunto desde a eleição de 1989, da qual foi finalista, mas, 

como seria de se esperar, os jornais dedicaram maior atenção a partir da chegada do 

partido ao poder, em 2003.  Como se pode observar nos dados da tabela, a atenção dos 

jornais aumenta exponencialmente a partir da eleição de 2006, ano da reeleição de Lula e 

de uma campanha eleitoral que teve o escândalo do “mensalão” como centro. Os diários 

que mais exploraram questões relacionadas ao PT foram o Estadão seguido pela Folha e 

O Globo.  

 

3.1. Os editoriais no O Globo 

 Dos 711 editoriais publicados, 27,8% foram sobre questões ligadas direta ou 

indiretamente ao PT, seus candidatos ou ao governo petista.  Contudo, este percentual 

total não revela a distribuição destes editoriais nos anos mais recentes. Como pode-se 

observar na Tabela 2, O Globo explorou em 44,8% (em 2006), 50,4% (em 2010) e 49,6% 

(em 2014) dos seus editoriais assuntos que tinham relação com o petismo. Este alto nível 

de atenção concentrado nestes três episódios eleitorais, correlacionado com o alto nível 

de valências negativas nos editoriais a partir de 2006, indica que o jornal assumiu uma 

                                                 
10 Não foi possível a coleta do ano de 2004, devido aos editoriais ilegíveis no arquivo digital da Folha de 
S. Paulo. 



   

 13 

posição fortemente crítica em relação ao petismo quando o PT assumiu o poder. Este 

dado é corroborado quando confrontado com os números referentes à eleição de 2002, 

ocasião em que os editoriais foram predominantemente positivos e neutros.  Este ano foi 

um ano de trégua em relação ao petismo, pois, nas eleições anteriores (1989, 1994 e 

1998), o jornal publicou poucos editorais tendo o PT como tema, mas deve-se notar que 

todos foram negativos, como mostram os dados da mesma Tabela. Visualizando-se todos 

os anos, o saldo é francamente desfavorável para os petistas: o jornal publicou 86,9% de 

editoriais negativos contra apenas 4,5% positivos e 8,6% neutros.   

 

 

Tabela 2: Editoriais relacionados ao PT e valência por ano – O Globo 

Ano 
Número 

de 
Editoriais 

Relacionados 
Valências 

Positiva Negativa Neutra 
N % N % N % N % 

1989 93 8 8,6 0 0 8 100 0 0 
1994 61 2 3,3 0 0 2 100 0 0 
1998 84 1 1,2 0 0 1 100 0 0 
2002 100 7 7 3 42,9 1 14,3 3 42,9 
2006 125 56 44,8 2 3,6 47 83,9 7 12,5 
2010 135 68 50,4 2 2,9 61 89,7 6 8,8 
2014 113 56 49,6 2 3,6 52 92,9 1 1,8 
Total 711 198 27,8 9 4,5 172 86,9 17 8,6 

Fonte: Elaboração Própria 
 

  

 Os dados da Tabela estão representados no Gráfico 1 com a variação das 

valências por ano. Como se pode ver, as valências negativas e neutras são estáveis 

entre 1989 e 1998, mas com 100% de editoriais desfavoráveis e zero por cento de 

positivas e neutras, indicando uma oposição cerrada ao petismo. Em 2002, os editoriais 

positivos ou neutros suplantam os negativos. Mas, a partir de 2006, os editoriais 

retomam a linha crítica ao petismo.  

 

 



   

 14 

 
 
 

 
 

Entre 1989 a 2002, dos 18 editoriais publicados sobre o PT, quase a metade 

(44,4%) enquadrou de forma negativa o partido e/ou seu principal líder como esquerdista 

ou populista. Com o PT no poder, o partido e o governo petista se tornaram não só o foco 

central da atenção da mídia como telhado de vidro: o jornal carioca publicou 10 vezes 

mais editoriais tendo como objeto o PT, Lula, Dilma e o governo petista. Mas, como se 

pode ver no Gráfico 2, o enquadramento dominante (19,4%) passa a ser a do partido 

corrupto, narrativa estruturada a partir do escândalo do “mensalão”. Este enquadramento 

acompanha o grande volume de manchetes e notícias sobre a investigação e o julgamento 

do “mensalão” e seria mantido em 2014 com a “Lava jato”. Entre outros enquadramentos 

observados no segundo período, destaca-se ainda o que caracteriza o domínio petista 

como um “projeto criminoso de poder” e o “aparelhamento do Estado” (7,8%) para se 

perpetuar no controle do País. 

 

 Esses pacotes interpretativos foram embalados num conceito-síntese de forte 

conotação política negativa e reiteradamente usado nos editoriais através do termo 

“lulopetismo”.  Esta expressão, empregada a partir do “mensalão”, como um bordão 

político por colunistas de direita que atuam em blogs antipetistas (como O Antagonista), 

revistas (Veja) e rádios (Jovem Pan) conservadores, recria e atualiza, com um novo 

significante, antigos significados, como a expressão “varguismo” – que demonizava 

politicamente a ala esquerda trabalhista nos anos 1950 e o nacional-desenvolvimentismo 

da época.   

0

20

40

60

80

100

1989 1994 1998 2002 2006 2010 2014

Gráfico 1: Editoriais e valências por ano - O Globo (%)

Positiva Negativa Neutra



   

 15 

 

 

 

 
 
 
 

3.2. Os editoriais do Estadão 

 

 Dos três jornais pesquisados, o Estadão é o que mais publicou editoriais no 

período pesquisado: 1.453 dos quais 484 foram dedicados à temas ligados ao PT e ao 

petismo (Tabela 3). Este número representa exatamente 1/3 de todos editoriais 

publicados, o que dá a medida da atenção do jornal ao partido, maior do que a de seus 

concorrentes, cuja atenção gira em torno de 25%. Este dado está fortemente 

correlacionado com as valências: considerando os 25 anos e as sete eleições presidenciais, 

o jornal publicou apenas 2,7% de editoriais positivos contra 90,1% negativos. Ou, em 

outras palavras, de cada dez editoriais, nove foram desfavoráveis. Este percentual está 

alinhado com O Globo (86,9%) e bem acima da FSP (73,3%). A soma das valências 

neutras (7,2%) com as positivas (2,7%), considerando-se todos os períodos eleitorais, não 

alcança sequer os 10%, o que caracteriza as posições editoriais do jornal como fortemente 

críticas às ideias e ações do PT e seus governos.  

 

 

 

 

 

44.4

7.2

0

19.4

0

10

20

30

40

50

1989-2002 (18 EDITORIAIS) 2006-2014 (180 EDITORIAIS)

Gráfico 2: Editoriais e pacotes interpretativos
O Globo (%)

Radical / populista Corrupto



   

 16 

Tabela 3: Editoriais relacionados ao PT e valência por ano – Estadão 

Ano 
Número 

de 
Editoriais 

 Relacionados 
Valências 

Positiva Negativa Neutra 
N % N % N % N % 

1989 263 66 25,1 0 0 59 89,4 7 10,6 
1994 225 23 10,2 2 8,7 19 82,6 2 8,7 
1998 125 9 7,2 0 0 9 100 0 0 
2002 198 33 16,7 3 9,1 26 78,8 4 12,1 
2006 222 131 59 5 3,8 122 93,1 4 3,1 
2010 222 100 45 2 2 85 85 13 13 
2014 198 122 61,6 1 0,8 116 95,1 5 4,1 

Total 1.453 484 33,4 13 2,7 436 90,1 35 7,2 
Fonte: Elaboração Própria 

 

  

 Como se pode comprovar no Gráfico 3, o traçado das valências negativas oscila 

entre os 78,8% e os 100%. Por sua vez, as linhas das valências neutras e positivas 

seguem também numa trajetória estável, mas nos limites inferiores. Desta forma, dos 

três veículos pesquisados, o Estadão se projeta, ao lado d’O Globo, como o mais crítico 

em relação ao PT e ao petismo. 

 

 

 
 

 

 Em relação aos pacotes interpretativos, o Estadão, como O Globo, usa com 

frequência a expressão “lulopetismo” em seus editoriais associada à ideia de um partido 

que aparelha o Estado para manter seu projeto de hegemonia política (11,6% dos 

0

20

40

60

80

100

1989 1994 1998 2002 2006 2010 2014

Gráfico 3: Editoriais e valências por ano - OESP (%) 

Positiva negativa neutra



   

 17 

editoriais). Mas, como no caso do jornal carioca, o diário paulista acionou basicamente 

dois pacotes interpretativos para enquadrar o petismo em seus editoriais: o radicalismo 

e o populismo, na fase de ascensão do PT, e a corrupção associada aos mandatos de 

Lula e Dilma.  

 

 

 
 

  

 3.3. Editoriais da Folha 

 Dos mil editoriais publicados pela Folha, 25,5% teve como tema assuntos 

relacionados ao PT e aos governos petistas. Este percentual ficou abaixo do Estadão 

(33,4%), mas é praticamente igual ao espaço (27,8%) que O Globo dedicou ao petismo. 

Mas, ao contrário dos seus concorrentes, a FSP foi o jornal que produziu mais editoriais 

neutros (23,1% contra 8,6% do diário carioca e 7,2% do paulista). Por sua vez, 

comparando-se as valências negativas com as positivas publicadas pelo jornal, as 

desfavoráveis superam por larga margem as favoráveis: 73,3% a 3,9%.  Este percentual 

coloca a FSP atrás das outras duas publicações (Estado: 93,1 e O Globo 86,9% quanto às 

valências negativas), mas é um número expressivamente alto e não permite afirmar que 

o jornal tenha tido posição menos crítica em relação ao petismo. Desagregando os dados 

por ano, pode-se constatar que os textos mais críticos estão concentrados nos anos de 

2006 a 2014, ou seja, a partir do ano eleitoral marcado pela discussão do “mensalão” e da 

“Lava Jato”. No período anterior, o jornal só foi mais crítico em 1989, quando 62,2% dos 

editoriais foram negativos e nenhum positivo. Em 1998, seguindo o comportamento de 

42.7

2.32.3

15

0
5

10
15
20
25
30
35
40
45

1989-2002 (131 EDITORIAIS) 2006-2014 (353 EDITORIAIS)

Gráfico 4: Editoriais e pacotes interpretativos
OESP (%)

Radical / populista Corrupto



   

 18 

toda a mídia brasileira, a Folha publicou apenas dois editoriais abordando temas 

associados ao PT – e ambos negativos. E, também acompanhando a postura dos meios de 

comunicação nas eleições de 2002, veiculou 57,7% de textos neutros, superando, assim, 

os negativos (38,46%) e positivos (3,84%). Em resumo, considerando-se todos os pleitos 

pesquisados, ainda que tenha publicado o maior número de editoriais neutros, quando 

comparada com os dois outros jornais, a Folha foi tão crítica ao petismo quanto o outro 

diário paulista e o diário carioca. 

 

 

  

 O Gráfico 5 ilustra a distribuição das valências por ano eleitoral. Note-se o 

declínio brusco das valências negativas em 2002 e sua elevação em 2006, com a linha se 

estabilizando, nos anos seguintes, em torno dos 80%, o que torna o padrão da Folha 

convergente com os outros jornais, malgrado o maior percentual de valências neutras. 

 

 
Tabela 4: Editoriais relacionados ao PT e valência por ano – FSP 

Ano 
Número 

de 
Editoriais 

Relacionados 
Valências 

Positiva Negativa Neutra 
N % N % N % N % 

1989 276 46 16,7 0 0 30 65,2 17 37 
1998 120 2 1,7 0 0 2 100 0 0 
2002 182 26 14,3 1 3,8 10 38,5 15 57,7 
2006 148 62 41,9 6 9,7 49 79 7 11,3 
2010 142 65 45,8 2 3,1 52 80 11 16,9 
2014 132 54 40,9 1 1,9 44 81,5 9 16,7 

Total 1000 255 25,5 10 3,9 187 73,3 59 23,1 
Fonte: Elaboração Própria 



   

 19 

 
 

  

  A Folha também acionou os mesmos pacotes interpretativos dos seus 

concorrentes, embora em menor escala. A diferença mais notável que deve ser registrada 

diz respeito ao pacote “radicalismo/populismo”, na fase pré-governamental do PT: o 

jornal foi o que menos recorreu a este enquadramento. Mas, na fase governista, 

acompanha os outros dois, acionando o pacote interpretativo da corrupção e o 

enquadramento de que o partido aparelha o Estado (7,7%) para manter sua hegemonia 

política. A expressão lulopetismo também foi encontrada nos editoriais a partir de 2006, 

ainda que com menos frequência do que os dois concorrentes, para qualificar o petismo 

e sua prática política. Resumindo, e como se pode ver no Gráfico 6 a FSP não se 

diferencia dos outros dois diários no acionamento dos pacotes interpretativos para 

enquadrar o petismo e sua ação política.   

 

 

 

0

20

40

60

80

100

1989 1998 2002 2006 2010 2014

Gráfico 5: Editorias e Valências PT por ano - FSP (%)

Positiva Negativa Neutra



   

 20 

 
 

 

3.4. Comparando os jornais 

 

 Os gráficos 7 e 8 mostram, para uma rápida visão comparativa, os dados 

agregados dos jornais em relação às valências negativas e aos pacotes interpretativos 

usados pelos três jornais.  Como se pode constatar, as valências negativas ocupam uma 

linha praticamente linear e constante, se mantendo sempre acima de 60% com exceção 

do ano de 2002.  Portanto, a posição crítica dos jornais precede a chegada do PT ao poder 

e nesse sentido não se pode argumentar que a visão crítica das publicações se devem ao 

papel fiscalizador do “cão de guarda” que seria próprio da essência da imprensa 

independente.  Em outras palavras, os jornais já tinham e mantiveram uma posição 

fortemente negativa em relação ao petismo desde sua primeira participação no pleito 

presidencial de 1989.  

 

 

 

 

25.7

01.1

13.8

0

10

20

30

1989-2002 (74 EDITORIAIS) 2006-2014 (181 EDITORIAIS)

Gráfico 6: Editoriais e pacotes interpretativos
FSP (%)

Radical / populista Corrupto



   

 21 

 
 
 
 Porém, como se pode ver no gráfico 8, as razões desta posição crítica variam 

conforme o período analisado.  No primeiro período, antes do PT ascender ao poder, o 

enquadramento predominante dos jornais ao criticar o partido e o petismo é o seu 

esquerdismo, usualmente definido como radical e/ou populista.  Com o PT no governo e 

depois da eclosão do escândalo do “mensalão”, o pacote interpretativo predominante 

passa a ser a de uma organização corrupta que se utiliza de meios ilícitos para manter o 

seu projeto de poder, embora o framing anterior de um partido populista seja ainda 

ocasionalmente acionado.  

 

 
 

0

20

40

60

80

100

1989 1994 1998 2002 2006 2010 20014 Todos
anos

Gráfico 7: Editoriais e valências negativas por jornal e ano  (%)

Globo OESP FSP



   

 22 

 
  

 

 Em síntese, os dados sobre as valências e os pacotes interpretativos mostram que 

os editoriais em todos os jornais foram predominantemente negativos, tanto no período 

pré-governamental quanto no governamental do PT, e que enquadramentos dominantes 

(radical e corrupto) acionados em momentos distintos estruturaram uma narrativa crítica 

que foi acionada também no passado contra as forças políticas de centro-esquerda.  

 A Tabela, a seguir, sintetiza a valoração e representação do petismo na grande 

imprensa no período aqui analisado.  

 
 
 

Tabela 5: Imagem predominante do PT na grande imprensa 

Anos Valoração Representação dominante 
1989-98  Negativa Radical de esquerda, populista  

2002 Neutra Pragmático, socialdemocrata 
2006-14  Negativa Corrupto  

Fonte: Elaboração Própria 
 
 
Conclusões 
 
 
 A partir da trajetória política e histórica dos jornais e dos dados aqui 

apresentados levanto três hipóteses para discutir o paralelismo político da grande 

imprensa brasileira.   

 

37.2

1.43.2

15.8

0

10

20

30

40

1989-2002 (223 EDITORIAIS) 2006-2014 (714 EDITORIAIS)

Gráfico 8: Editoriais e pacotes interpretativos
FSP, OESP e O Globo (%)

Radical Corrupto



   

 23 

 1. A grande imprensa brasileira, tanto no passado como no presente, atuou e 

atua no campo da mídia de forma paralela às forças de centro-direita. 

 Como já mencionado, há um forte consenso no reconhecimento de que a imprensa 

brasileira desempenhou papel relevante no jogo político pré-64. O Globo e o Estadão, ao 

lado dos grandes jornais dos anos 1950 e 1960, como o JB e o Correio da Manhã, 

participaram ativamente do debate político durante o segundo governo Vargas e no 

governo Jango. E, com a exceção já citada da Última Hora, sempre atuaram 

paralelamente ao lado das forças políticas de centro-direita que faziam oposição aos dois 

governos (Vargas e Jango) de centro-esquerda do passado.  

 Esta participação política, inibida pela repressão e pela censura durante o período 

autoritário, marcado pela ausência de embates eleitorais livres e disputas presidenciais 

diretas, seria retomada com a mesma inclinação política no novo período democrático, 

inaugurado em 1985. Como relata a literatura sobre o comportamento da mídia nesta nova 

quadra, a grande imprensa escrita e a TV Globo se alinharam na primeira eleição 

presidencial direta, em 1989, contra os candidatos da esquerda que, naquele ano, era 

representada, de forma competitiva, por Lula e Brizola. A famosa edição do debate final 

Lula X Collor, no segundo turno daquele pleito, favorecendo o candidato de centro-

direita, seria a marca emblemática do viés da mídia na disputa eleitoral – de resto, muito 

claro na leitura dos editoriais da época, nos quais os grandes jornais se posicionaram 

eleitoralmente. Nas eleições seguintes, num ciclo que vai de 1994 a 2014, abrangendo 

seis disputas presidenciais ao longo de vinte anos, o embate partidário ganhou uma nítida 

clivagem ideológica, com a polarização entre petistas e tucanos, tornando, assim, 

transparente a disputa entre os polos centro-esquerda e centro-direita. Neste confronto, 

tanto O Globo quanto o Estadão sempre se posicionaram editorialmente a favor dos 

candidatos tucanos. No caso da FSP, a posição editorial sempre reiterada pelo jornal é a 

de equilíbrio informativo e neutralidade política, mas essa reivindicação está em 

contradição com a predominância de editoriais negativos em relação aos petistas. Por sua 

vez, o argumento de que os jornais externaram legitimamente suas preferências eleitorais 

e mantiveram esses apoios confinados às páginas de opinião não se sustentam: como 

indiquei na revisão da literatura vários levantamentos realizados por pesquisadores do 

período e pelo DOXA-IUPERJ (a partir de 2010, DOXA-IESP) e Manchetômetro (IESP), 

que acompanharam sistematicamente as coberturas eleitorais dos pleitos presidenciais 

desde 2002, mostram vieses nas páginas informativas daquelas publicações em favor dos 

candidatos antipetistas.   



   

 24 

   

 2. A convergência da grande imprensa com as coalizões de centro-direita 

expressa um alinhamento de fundo ideológico que contrapõe o liberalismo vs. o 

nacional-desenvolvimentismo.  

 O jogo político brasileiro apresenta uma linha de continuidade em sua clivagem 

ideológica: o embate histórico entre a direita e a esquerda brasileira se dá, grosso modo, 

em torno das teses liberais de um lado e, de outro, do nacional-desenvolvimentismo como 

anota Lamounier (2005). Ao contrário, por exemplo, do Chile, onde a esquerda 

(comunistas e socialistas), até o governo Allende, adotou uma política classista e tinha o 

socialismo como projeto político, no Brasil, a esquerda assumiu um programa 

policlassista tendo como eixo o nacional-desenvolvimentismo em suas diversas variantes 

históricas, que remonta ao período varguista. O nacional-desenvolvimentismo brasileiro, 

tanto no passado como no presente, apresenta em linhas gerais como base ideológica o 

nacionalismo econômico, o estatismo e a defesa de um Estado ativo e regulador na vida 

econômica e social. No passado, estas ideias gerais foram encampadas pelas forças 

políticas reunidas em torno do trabalhismo e do PTB de Vargas e Jango, respectivamente, 

nos anos 1950 e 1960. A crônica histórica dos embates eleitorais deste período pode ser 

narrada, num plano mais geral, a partir do enfrentamento das forças aglutinadas nesse 

projeto nacional-desenvolvimentista, sustentada pela aliança PTB-PSD, liderada 

inicialmente por Vargas e depois por Jango, com as forças adversárias do campo liberal 

e conservador, sob a liderança da UDN. Paradoxalmente, após a ruptura democrática de 

1964, o nacional-desenvolvimentismo teve continuidade no regime autoritário – 

ideologicamente de direita, mas nacionalista e estatista na economia. Após a 

redemocratização, esse nacional-desenvolvimentismo foi redefinido e atualizado para a 

nova conjuntura nacional e internacional, sob a rubrica do “novo desenvolvimentismo” 

ou “neonacional-desenvolvimentismo”, com forte ênfase nas políticas redistributivas – 

que seriam defendidas e implantadas pelo PT nos governos Lula e Dilma. 

 Tendo como referência esse quadro histórico mais amplo, o enfrentamento 

político e a competição eleitoral entre 1989 e 2014, mas especialmente a partir de 1994, 

quando se inicia a polarização entre o PT e o PSDB, podem ser subsumidos pelo 

confronto entre os atores políticos ligados às concepções nacional-desenvolvimentistas e 

liberais. A eleição de Collor, em 1989, no momento em que o socialismo real 

desmoronava e que as ideias neoliberais ganhavam o mundo, marcou a primeira vitória 

das correntes liberais e conservadoras na chamada Nova República, interrompida parcial 



   

 25 

e provisoriamente com o impeachment e os anos do governo Itamar Franco. A eleição de 

FHC, em 1994 e 1998, e a implementação de suas reformas liberais devolveram a 

hegemonia aos liberais – hegemonia essa que só seria quebrada, em 2002, com a vitória 

de Lula, que devolveria o poder, quase quarenta anos depois, e após o interregno 

ditatorial, às forças de centro-esquerda. 

 A grande imprensa, tanto no passado quanto nos anos recentes, apoiou 

abertamente, através de editoriais, as forças liberais lideradas, nos anos 1940 e 1950, pela 

UDN e, no presente, pelo PSDB. Contudo, hoje, as empresas jornalísticas são 

organizações comerciais independentes e autônomas financeiramente, tanto do Estado 

quanto dos partidos, e o apoio político não deriva de vínculos organizacionais (imprensa 

partidária) ou ligações políticas (do tipo quadro dos jornais atuando no partido ou vice-

versa) nem o endosso eleitoral é dado de modo incondicional ao PSDB e a seus candidatos 

presidenciais. O que, então, explica o apoio às forças de centro-direita ao longo do tempo, 

atravessando sistemas partidários e eleições? Lattman-Weltman (2016), por exemplo, 

sugere a hipótese de que esse apoio se deve a uma estratégia de fidelização do público 

desses jornais que, sociologicamente, é constituído por um estrato de renda e nível 

educacional alto e conservador do ponto de vista político. Sem dúvida, esse público 

compõe a audiência por excelência dos chamados jornais de prestígio e qualidade. Mas, 

aqui, estamos diante de um dilema do tipo Tostines: “o biscoito vende mais porque é 

fresquinho ou é fresquinho porque vende mais? “. Os jornais da grande imprensa 

brasileira, no passado e no presente, sempre foram orientados para o público letrado e 

para a elite do país e, desde sempre, ostentaram a marca do conservadorismo político – 

com as exceções referidas nesse trabalho. Assim, embora, de fato, os três grandes jornais 

aqui pesquisados escrevam para um público que pretendem manter fidelizado, ao 

imprimirem opiniões políticas ajustadas e coerentes com as preferências políticas do seu 

leitor, e sem descartar que a suposição da fidelização tenha algum nível explicativo, talvez 

a hipótese mais robusta e de maior amplitude explicativa é a da afinidade histórica com 

o ideário liberal-conservador, mais forte e visível no caso d’O Globo e Estadão, mas 

também presente no caso da FSP. Essa hipótese tem a vantagem de explicar o 

comportamento da grande imprensa, tanto no passado quanto no presente, e estabelecer 

uma linha de continuidade entre os dois tempos políticos.  

 3. Há uma linha de continuidade nos enquadramentos narrativos principais 

(populismo e corrupção) acionados pela grande imprensa contra as forças de centro-

esquerda no passado e no presente.  



   

 26 

 Os temas presentes nos editoriais sobre o PT e seus governos, analisados aqui, 

englobam processos conjunturais ligados à dinâmica político-eleitoral, aos escândalos 

políticos (Mensalão e Lava-Jato) ou às questões da vida social, econômica e 

administrativa do país. Mas, quando reunidos e classificados a partir de uma ideia 

organizadora, seja sobre fatos e acontecimentos envolvendo ações e personagens ou 

ideias e valores, eles ultrapassam os meros relatos episódicos e as questões contingenciais 

e ganham uma articulação de sentido que revela os enquadramentos interpretativos 

dominantes que estruturam a narrativa e o discurso jornalístico. Como mostrei, os pacotes 

interpretativos dominantes sobre o petismo, nos jornais pesquisados, foram de dois tipos, 

ambos negativos. O primeiro, “O PT é um partido ideologicamente negativo” (radical, 

populista, autoritário, antidemocrático), largamente acionado no período anterior à 

ascensão do partido ao poder. O segundo, “O PT é um partido corrupto”, foi 

predominante no período governamental do partido, ou seja, entre 2002 e 2014.  

 Esses dois pacotes, populismo e corrupção, são enquadramentos que foram 

utilizados também de modo recorrente pela grande imprensa nos anos 1950 e 1960 para 

descrever os governos de centro-esquerda de Vargas e Jango. Há, portanto, uma clara 

linha de continuidade na narrativa que estrutura a visão política dos três grandes jornais 

nacionais diante de partidos, lideranças e governos de centro-esquerda e no acionamento 

dos pacotes interpretativos baseado nos enquadramentos de fundo ideológico 

(radicalismo político, populismo) e moralista (escândalos), reproduzindo, desta maneira, 

o discurso e as armas retóricas usadas pelas forças liberais na luta partidária e no 

confronto com as correntes de centro-esquerda.  

 

Referências 

 
ABREU, A.  A imprensa ajudou a derrubar o governo Goulart. In João Goulart: entre a 
memória e a História. FERREIRA, M.M. (Org.). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.  
 
AGUIAR, C. B. A imprensa e as eleições de 1989: imagens e atores da política, 
Comunicação & Política. Rio de Janeiro: I (3), p. 179-194, abril/julho, 1995. 
 
ALBUQUERQUE, A. A campanha presidencial no Jornal Nacional: observações 
preliminares. Comunicação & Política. Rio de Janeiro: 1(1), p 23-40, agosto/novembro, 
1994.  
__________________ O Paralelismo político em questão, Revista Compolítica, v. 2, n. 
1, p. 6-28, jan-jun, 2012a.  
 



   

 27 

__________________ On models and margins: Comparative media models viewed from 
a Brazilian perspective. In: HALLIN D; MANCINI P. (eds.) Comparing Media Systems 
Beyond Western World. Cambridge: Cambridge University Press, p.72-95, 2012b.  
 
ALDÉ, A; MENDES, G; FIGUEIREDO, M. Imprensa e eleições presidenciais: natureza 
e consequências da cobertura das eleições de 2002 e 2006: In LIMA, V.A. (Org.) A mídia 
nas eleições de 2006. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, p. 65-87, 2007. 
  
ALDÉ, A. As eleições presidenciais de 2002 nos jornais. Alceu Revista de Comunicação 
Cultura e Política, Rio de Janeiro: v. 3, n. 1. p. 23-45, 2003. 
 
AZEVEDO, F.A.  Imprensa, campanha presidencial e agenda da Mídia. In RUBIM, A. 
A. C. (org.) Mídia e eleições 98, Salvador: Edições Facom, p 31-56, 2000. 
 
_____________ A imprensa brasileira e o PT: um balanço das coberturas das eleições 
presidenciais (1989-2006). Revista Eco-Pós, v.12, p.41- 58, 2009. 
 
_____________ Eleições presidenciais, clivagem de classe e declínio da grande 
imprensa. Revista USP, v.90, p.84-101, 2011. 
 
BLUMLER, J.G; GUREVITCH, M. Towards a comparative framework for Political 
Communication research in: Blumler J.G. e Gurevitch, M. (eds), The crisis of public 
communication, p. 59-72, London: Routledge, 1975. 
 
CAPELATO, M. R; PRADO, M. L. R. O bravo matutino. Imprensa e ideologia: o jornal 
O Estado de S. Paulo. São Paulo: Alfa-Ômega, 1980. 
 
CAPELATO, M. R. Os interpretes das luzes: liberalismo e imprensa escrita paulista – 
1920-1945. Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da 
Universidade de São Paulo, 1986.  
 
________________ Imprensa e História no Brasil. São Paulo: Contexto, EdUSP, 1988. 
CARVALHO, A.C. O Caso da Última Hora e o cerco da imprensa ao governo Vargas, 
Niterói: Editora da UFF, Nitpress, 2013. 

CHAIA, V. Eleições no Brasil: o medo como estratégia política. In: RUBIM, A.A. C. 
(Org.). Eleições presidenciais em 2002 no Brasil - ensaios sobre mídia, cultura e política, 
São Paulo: p. 29-52, 2004. 

COHEN, B. C. The Press and foreign policy, Princeton, Princeton University Press, 1963. 
 
DAHL, R. La Poliarquia: Participación y oposición. Madrid: Editorial Tecnos, 1989.  
 
EILDERS, C. The impact of editorial content on the political agenda in Germany : 
theoretical assumptions and open questions regarding a neglected subject in mass 
communication research (work paper), 1997, http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0168-
ssoar-125116 >acesso em 16/05/2016.    
 
ENTMAN, R. Framing toward a clarification of a fractured paradigm. Journal of 
Communication, vol. 43, nº 4, p. 51-58, 1993. 
 



   

 28 

FERES JÚNIOR, Análise de valência, debate acadêmico e contenda política. Revista 
Brasileira de Ciência Política, no 20. Brasília, maio - agosto, pp 313-322, 2016.  

FONSECA, F. O consenso forjado: A grande imprensa e a formação da agenda 
ultraliberal no Brasil. São Paulo: HUCITEC, 2005.  

GAMSON, W; MODIGLIANI, A. Media discourse and public opinion on nuclear power: 
a constructionist approach”. American Journal of Sociology, vol. 95, p. 1-37, 1989.  

GITLIN, T. The whole world is watching. Berkeley: University of California Press, 1980. 
 
GOFFMAN, E.  Frame analysis: an essay of the organization of the experience. Boston: 
Northeastern University Press, 1974.  
 
GOLDSTEIN, A. A.  De la expectativa a la confrontación: o Estado de S. Paulo durante 
el primer gobierno de Lula da Silva, Buenos Aires: Sans Soleil Ediciones Argentina, 
2015. 
GOLDSTEIN, G. T. Do jornalismo político à indústria cultural, Rio de Janeiro: Última 
Hora, 1987.  
 
GUIMARÃES, C; VIEIRA, R. A. A. Meios de comunicação de massa e eleições: um 
experimento brasileiro. Comunicação & Política, 1(9), p 147-158, 1989.  
 
HALLIN, D; MANCINI, P. Sistemas de mídia: Estudo comparativo (três modelos de 
comunicação e política), Lisboa: Livros Horizontes, 2010. 
 
JORGE, V. L. Os meios de comunicação de massa nas campanhas eleitorais. 
Comunicação & Política. Rio de Janeiro: IV (1), p 126-133, janeiro-abril, 1997.  
 
LAMOUNIER, B. Da independência a Lula: dois séculos de política brasileira, São 
Paulo: Augurium Editora, 2005. 
 
LANG K. & LANG, G.E. “The mass media and voting”, E. Burdick (ed.) American 
Voting Behavior, Glencoe, IL, Free Press, pp. 217-235, 1959. 
 
LATTMAN-WELTMAN F.  “Fidelidade ou credibilidade? Desafios políticos ao 
jornalismo brasileiro contemporâneo”. Paper apresentado no X Encontro Anual da 
ABCP, 22 f; Belo-Horizonte, 2016. 
  
LIMA, V. A. Televisão e política: hipótese sobre a eleição presidencial de 1989. 
Comunicação & Política. São Paulo: 9 (11), p 29-54, abril-junho, 1990.  
 
MANIN, B. As Metamorfoses do governo representativo. In Revista Brasileira de 
Ciências Sociais, ANPOCS, São Paulo: no. 29, p. 1-24, 1995.  
 
MATOS, C. Jornalismo e política democrática no Brasil. São Paulo: Publifolha, 2008. 
 
MIGUEL, L. F. Mídia e eleições: A campanha de 1998 na Rede Globo. Dados, vol. 42, 
no. 2, p 253-276, 1999.  
 



   

 29 

RUBIM, A.A.C; AZEVEDO, F.A; Mídia e política no Brasil, Lua Nova – Revista de 
Cultura e Política, São Paulo: no. 43, p 189-216, 1998. 
 
RUBIM, A. A. C; COLLING, L. Mídia e eleições presidenciais no Brasil pós-ditadura. 
Comunicação e Política, Rio de Janeiro: v. 22, n. 3, p 169-189, 2004. 
 
 SEYMOUR-URE, C. The political Impact off Mass Media, Londres: Constable, Sage, 
1974.  
 
SODRÉ, N.W. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 4ª. ed. 1999. 

SWANSON, D. L; MANCINI, P. Politics, media, and modern democracy: International 
study of innovations in electoral campaigning and their consequences. London: Praeger, 
1996.   
 
TASCHNER, G. Folhas ao vento: Análise de um conglomerado jornalístico no Brasil. 
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 
 


