Doutrina

URI permanente desta comunidadehttps://bibliotecadigital.tse.jus.br/handle/bdtse/4128

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Outro
    Distribuição de recursos e sucesso eleitoral nas eleições 2006 : dinheiro e tempo de HGPE como financiadores de campanha a deputado federal do Paraná
    (2011) Bolognesi, Bruno; Cervi, Emerson Urizzi; Tribunal Superior Eleitoral
    A discussão que se faz no paper insere-se na linha de pesquisas sobre financiamento de campanha e desempenho eleitoral. Parte-se do princípio que recursos monetários são importantes para o desempenho dos candidatos, porém, a explicação com essa única variável tende a apresentar baixo rendimento analítico. Por isso propomos a inclusão, além dos recursos em Reais declarados pelos candidatos, da variável tempo de exposição no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) - considerado aqui um recurso de campanha distribuído de maneira desigual pelos partidos aos concorrentes. A hipótese de trabalho é que quanto mais tempo de exposição, maior o capital político do candidato e, por conseqüência, menor a necessidade de monetarização da campanha. No entanto, essa condição depende de outras características, como o tipo de partido em relação à ideologia e ao tamanho.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    O sistema partidário no Paraná : do personalismo à estruturação
    (2014) Costa, Luiz Domingos; Bolognesi, Bruno; Tribunal Superior Eleitoral
    Identifica as características gerais do sistema partidário no estado do Paraná, isto é, sua evolução, principais organizações e tendências sistêmicas. O objetivo é demonstrar que o ambiente de personalismo e fragmentação crescente não foram obstáculos para estruturar o sistema em torno do antagonismo histórico entre duas frentes partidárias, protagonizadas por PMDB/PT e PSDB/DEM. Dessa forma, sugere-se que o personalismo das principais lideranças estaduais, uma vez consolidado em campos ideológicos opostos, caminhou lentamente em direção à polarização da disputa nacional e pode definir as alternativas de policies no estado, em torno das quais orbitaram regularmente parte dos partidos relevantes no cenário local.