Doutrina

URI permanente desta comunidadehttps://bibliotecadigital.tse.jus.br/handle/bdtse/4128

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    Explorando o efeito das clivagens sociais e políticas na participação política juvenil
    (2023) Borba, Julian; Gimenes, Éder Rodrigo; Silva, Gregório Unbehaun Leal da; Tribunal Superior Eleitoral
    Analisa-se o efeito das clivagens social e política sobre a participação política de jovens em distintas modalidades de engajamento político. Para tanto, foram testadas hipóteses de que [H1] as clivagens sociais têm efeitos sobre a participação política de jovens, [H1a] mulheres jovens participam mais do que homens jovens e [H2] as clivagens políticas não têm efeitos sobre a participação política de jovens. Os dados são oriundos de survey aplicado junto a estudantes do ensino médio de Porto Alegre pelo Nupesal (UFRGS). Os achados confirmaram parcial e/ou integralmente as hipóteses, denotando haver diferenciação entre os determinantes da participação juvenil conforme as modalidades testadas, com destaque para o impacto do gênero na clivagem social e do processo de socialização nos anos impressionáveis, levantando aspectos para a continuidade da agenda de pesquisas sobre o tema no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Outro
    Bases sociais, atitudinais e comportamentais do apartidismo brasileiro
    (2013) Ribeiro, Ednaldo Aparecido; Borba, Julian; Gimenes, Éder Rodrigo; Tribunal Superior Eleitoral
    A partir de pesquisas em democracias avançadas, pesquisadores têm alertado para a expansão de um novo perfil de eleitor, o apartidário, caracterizado por alta mobilização cognitiva, forte apoio à democracia, posicionamento crítico em relação às instituições hierárquicas e preferência por formas diretas de ação política. Russel Dalton, combinando variáveis de mobilização cognitiva e simpatia partidária, definiu ainda três outros perfis de eleitores: independente apolítico, partidários rituais e partidários cognitivos. Essa nova tipologia do eleitorado contemporâneo traz uma série de novos desafios para as instituições democráticas e seus impactos ainda não são claros. Como a pertinência dessa classificação ainda não foi testada no contexto das jovens democracias, propomos nesse trabalho a identificação dos condicionantes sociais, atitudinais e comportamentais de cada um dos quatro tipos de eleitores entre o público brasileiro, usando para tanto os dados produzidos pelo LAPOP em sua onda de 2012.
  • Imagem de Miniatura
    Outro
    Mobilização cognitiva e apartidarismo : a relação dos eleitores com os partidos políticos na América Latina (2006-2014)
    (2015) Gimenes, Éder Rodrigo; Tribunal Superior Eleitoral
    Há algumas décadas diversos autores têm destacado o afastamento dos eleitores com relação aos partidos políticos em democracias consolidadas. Tal fenômeno decorreria de alterações nas funções desempenhadas e nas relações estabelecidas pelos partidos, assim como por avanços nos níveis de educação e de acesso à informação por parte do eleitorado, dentre outras razões. Enquanto em tais países a discussão gira em torno das consequências do desalinhamento partidário sobre o regime, em jovens democracias, como é o caso da maioria dos países da América Latina, prevalece o dissenso acerca da existência ou não do referido afastamento. Considerada a essencialidade dos partidos políticos ao funcionamento da democracia e o processo de estabelecimento da legitimidade e da consolidação democráticas nos países da região, o objetivo deste paper é verificar a existência do desalinhamento partidário na América Latina, bem como as alterações nos eleitorados nacionais e da região a partir do modelo da mobilização cognitiva. Para tanto, analiso dados oriundos de pesquisas de opinião pública do Latin American Public Opinion Project (LAPOP), coletados entre os anos de 2004 e 2014.
  • Imagem de Miniatura
    Outro
    Há novos personagens ou uma nova cena? A participação social de filiados ao Partido dos Trabalhadores
    (2020) Gimenes, Éder Rodrigo; Faeti, Filipe Vicentini; Tribunal Superior Eleitoral
    As bases sociais de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) brasileiro marcam sua diferenciação com relação às demais legendas surgidas não apenas no contexto de luta pela redemocratização, mas também ao longo das últimas três décadas. Para além da relevância de movimentos sociais, de grupos vinculados à Igreja Católica e do sindicalismo ao longo dos anos o PT estruturou-se apoiado também pelos movimentos de trabalhadores em favor da reforma agrária, por exemplo. Nesse sentido, ficou conhecido como partido das massas brasileiro, balizador da definição das demais legendas no espectro ide Contudo, a eleição de Lula em 2002 inaugurou um período de governo (e não mais de oposição), que fez emergir novos desenhos às relações entre o partido e os filiados, bem como entre as políticas públicas aprovadas e as demandas de grupos historicamente atrelados ao PT. Assim, este paper objetiva comparar os vínculos sociais de filiados ao partido antes e após sua ascensão à presidência.
  • Imagem de Miniatura
    Outro
    Simpatia partidária na América Latina : Argentina, Brasil, Chile e Uruguai em perspectiva comparada
    (2018) Borba, Julian; Gimenes, Éder Rodrigo; Casalecchi, Gabriel Avila; Ribeiro, Ednaldo Aparecido; Tribunal Superior Eleitoral
    Analisa de forma comparada e longitudinal a identificação partidária (doravante IP) de quatro diferentes democracias latino-americanas, que, por um lado, assemelham-se por pertencerem à terceira onda de democracia, bem como por terem iniciado sua transição democrática em períodos relativamente parecidos. Por outro lado, apesar das semelhanças, são países que apresentam diferentes trajetórias tanto no que tange à democracia, de forma mais ampla, quanto ao sistema partidário e a história dos partidos, em termos mais específicos. Essas semelhanças e diferenças tornam a comparação entre os países apropriadas para investigar, dentro do contexto de redemocratização, o padrão e os determinantes da identificação partidária ao longo do tempo, confrontando possíveis explicações que derivam tanto de aspectos individuais quanto contextuais (nacionais).
  • Imagem de Miniatura
    Outro
    Mobilização cognitiva e perfis eleitorais na América Latina
    (2016) Gimenes, Éder Rodrigo; Borba, Julian; Tribunal Superior Eleitoral
    Analisa dados decorrentes da onda de 2012 do Latin American Public Opinion Project (LAPOP) para um conjunto de 21 países latino-americanos e para os Estados Unidos, de modo que os resultados de regressões binárias apontaram efeitos distintos [a] dos perfis de eleitores sobre a posição churchilliana e também sobre as dimensões procedimentais da democracia definidas por Fuks et al (2016) como "adesão aos procedimentos de escolha", "adesão normativa ao voto", "adesão à participação de todos" e "adesão ao princípio da representação" e [b] quando comparados América Latina e Estados Unidos. Nesse sentido, as conclusões apontam a necessidade de aprofundamento desta agenda de pesquisa ao menos no que tange a três pontos: [1] verificar a limitação da capacidade explicativa da tese do apartidarismo sobre aspectos procedimentais da adesão à democracia; [2] verificar a relação existente entre os recursos individuais testados (mobilização cognitiva combinada com simpatia partidária) sobre medidas valorativas de adesão à democracia, como igualitarismo e tolerância, por exemplo; e [3] testar a relação hierárquica entre variáveis individuais e de contexto sobre o apoio ao regime.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    Evolução dos determinantes do partidarismo na América Latina
    (2019) Gimenes, Éder Rodrigo; Casalecchi, Gabriel Avila; Borba, Julian; Ribeiro, Ednaldo Aparecido; Tribunal Superior Eleitoral
    Examina a evolução do relacionamento dos eleitores com os partidos políticos nas democracias latino-americanas, analisando os determinantes do partidarismo em países que se enquadram em distintas categorias em termos de enraizamento partidário: Uruguai, Argentina, Brasil e Chile.