Doutrina

URI permanente desta comunidadehttps://bibliotecadigital.tse.jus.br/handle/bdtse/4128

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 243
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    Esquerda, direita e eleições presidenciais no Brasil
    (2022) Tarouco, Gabriela; Tribunal Superior Eleitoral
    Analisa dados dos programas eleitorais apresentados para as eleições presidenciais no Brasil de 1994 a 2018, para descrever como as candidaturas se posicionaram ideologicamente. Os dados produzidos e disponibilizados pelo Manifestos Project permitiram quantificar os conteúdos de esquerda e de direita abrigados nas suas plataformas e sua variação no tempo. A análise aponta que conteúdos de esquerda e de direita convivem lado a lado nos programas, ao mesmo tempo que confirma a distinção ideológica entre as alternativas. Além disso, aplica as medidas de ideologia para calcular e comparar o grau de polarização em cada eleição e identifica o seu súbito aumento em 2018.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    O Brasil é realmente um país polarizado? Análise das eleições presidenciais de 1989 a 2018
    (2022) Alkmim, Antonio Carlos; Terron, Sonia Luiza; Tribunal Superior Eleitoral
    Analisamos as oito eleições presidenciais brasileiras do período pós-ditadura militar, dado o papel central que ocupam na organização do nosso Presidencialismo de Coalizão. Investigamos a polarização eleitoral e geográfica nesses pleitos, suas características e dinâmica, analisando com estatísticas espaciais a votação nos 5.570 municípios. Encontramos uma polarização significativa em todas elas. No entanto, variam em sentido e intensidade. Há dois períodos delimitados pela eleição de 2002. Há também duas trajetórias, observadas com mais detalhamento através das estatísticas e dos mapas dos Territórios Eleitorais. PT e PSDB tem dinâmicas diferentes ao longo da série, mas a partir de 2006 seguem polarizados geograficamente com mesmo grau de intensidade e com tendência ascendente. PRN (Collor) e PSL (Bolsonaro), nos extremos da série, são protagonistas de duas eleições atípicas, e tem polarização e alinhamento territorial semelhantes aos do PSDB.
  • Imagem de Miniatura
    Periódico
    Paraná eleitoral : revista brasileira de direito eleitoral e ciência política : vol. 14, n. 5 (2025)
    (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, 2025) Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    Panorama da votação presidencial nos anos 2018 e 2022 no município de Palmas- PR : correlações com os territórios conservadores de poder
    (2025) Medeiros, Paulo Vinícius Vasconcelos de; Nielsen Filho, Pedro Rodolfo; Tribunal Superior Eleitoral
    O município de Palmas, no interior do Paraná, está encravado na região sudoeste do estado e possui características próprias e muito específicas tanto no quesito econômico como no social, notadamente no que se refere aos dados de desenvolvimento humano e assimetrias entre a sua população. Tal ponto reflete diretamente no voto dos munícipes de Palmas, os quais, conforme as suas necessidades e aspirações, escolhem gestores públicos condizentes com as suas expectativas de políticas públicas e exercício do poder político. Nesse esteio, optou-se, nesse estudo, por averiguar e comparar os dados das eleições presidenciais no Brasil nos anos de 2018 e 2022 em consonância com os territórios de conservação do poder em Palmas-PR. A pesquisa aborda, outrossim, o modo como uma elite conservadora do território palmense observa e tipifica aqueles que manifestam o seu voto em candidatos por ela indesejados. Nesse sentido, o estudo dos dados eleitorais fornecidos pelos órgãos oficiais em consonância com a tipologia do voto depositado em determinados territórios de Palmas ganha ênfase e justifica o presente ensaio. Como metodologia, as abordagens documentais, sobretudo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral se fazem necessárias e, somando-se a isso, uma revisão de literatura a despeito dos territórios de conservação do poder.
  • Imagem de Miniatura
    Periódico
    Paraná eleitoral : revista brasileira de direito eleitoral e ciência política : vol. 14, n. 4 (2025)
    (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, 2025) Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    A experiência norte-americana nas eleições presidenciais de 2000 : os problemas da apuração eleitoral manual e a introdução do voto impresso no Brasil
    (2025) Gianvecchio, Pedro Henrique Percinio; Tribunal Superior Eleitoral
    Analisa criticamente a eleição presidencial norte-americana de 2000, marcada por uma apuração manual polêmica na Flórida, e discute os riscos de adotar o voto impresso no Brasil. O texto destaca que, nos EUA, a ausência de padronização das cédulas e falhas no sistema de cartões perfurados geraram dúvidas sobre a real intenção dos eleitores e levaram a uma judicialização sem precedentes, culminando com a decisão da Suprema Corte que, por maioria mínima, definiu a presidência da república. A experiência demonstrou que sistemas híbridos, que combinam voto eletrônico e impresso, podem aumentar a desconfiança, gerar disputas judiciais e instabilidade política, em vez de fortalecer a confiança no processo eleitoral. No Brasil, a adoção do voto impresso em 2002 evidenciou problemas logísticos, aumento de votos nulos e brancos, e dificuldades técnicas, levando o STF a considerar a medida inconstitucional por comprometer o sigilo do voto e representar retrocesso em relação à segurança da urna eletrônica. O artigo conclui que, apesar das diferenças entre os modelos de gestão eleitoral, a apuração manual de votos impressos tende a abrir brecha para contestações e judicialização, enfraquecendo a legitimidade democrática. Assim, a experiência norte-americana serve de alerta: a busca por transparência no voto impresso não pode sacrificar o sigilo do voto, a eficiência e a confiança pública na apuração eleitoral.
  • Imagem de Miniatura
    Sumário de livro
    The elections of 2024
    (University of Virginia Press, 2025) Nelson, Michael (coord.); Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    João Goulart e a grande imprensa nas eleições presidenciais (1955 e 1960) : da subversão à revolução
    (2023) Krilow, Letícia Sabina Wermeier; Martins, Luis Carlos dos Passos; Tribunal Superior Eleitoral
    Procuramos analisar a forma como a grande imprensa carioca - jornais O Globo, Jornal do Brasil, Correio da Manhã e Última Hora - representou a imagem de João Goulart entre 1955 e 1960, período em que ele foi candidato por duas vezes ao cargo de Vice-Presidente da República e exerceu o primeiro destes mandatos. A figura de Goulart é uma das mais debatidas da história do Brasil no Período Democrático (1945-1964). Estudar a forma como a grande imprensa tratou esta personagem histórica é de fundamental importância para compreendermos a visão que difundiram sobre este político controverso, mas também a sua própria percepção sobre o funcionamento da democracia no Brasil. Em especial, pelo fato de permitir a eleição de políticos contra os quais tinham sérias resistências ideológicas.
  • Imagem de Miniatura
    Livro
    Elections in Brazil's First Republic : 1889-1930
    (Tribunal Superior Eleitoral, 2025) Ricci, Paolo (org.); Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Sumário de livro
    La saga des élections présidentielles : de Charles de Gaulle à Emmanuel Macron
    (Perrin, 2025) Courtois, Gérard; Tribunal Superior Eleitoral