Doutrina

URI permanente desta comunidadehttps://bibliotecadigital.tse.jus.br/handle/bdtse/4128

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 31
  • Imagem de Miniatura
    Sumário de livro
    Political research in action : quantitative, qualitative, and mixed methods for the 21st century
    (Independently published, 2025) Leonard, Brian; Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Sumário de livro
    Miséria da informação : dilemas éticos da era digital
    (Garamond, 2024) Bezerra, Arthur Coelho; Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Sumário de livro
    Ética na inteligência artificial
    (Ubu, 2023) Coeckelbergh, Mark; Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Sumário de livro
    Ética, tecnologia e direito
    (Atlas, 2024) Goldberg, Jacob Pinheiro; Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Sumário de livro
    A Lei da ficha limpa : entre o republicano e a tecnocracia
    (Lumen Juris, 2023) Maia, Walter Martins; Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Sumário de livro
    Debating democracy : do we need more or less?
    (Oxford University Press, 2022) Brennan, Jason; Landemore, Hélène; Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    Os dilemas éticos atemporais : crise social e política
    (2018) Brito, Elizabete Alves de; Carvalho, Ava Beatriz Souto Borges de; Silva, Glauce Suely Jácome da; Tribunal Superior Eleitoral
    O propósito do presente artigo é discorrer acerca da ética em todos os setores da sociedade, na esfera interpessoal, social, sobretudo, na política democrática. Nessa perspectiva, objetiva-se esclarecer o entendimento no que diz respeito a ética, a essencialidade da ética, o porquê de não ser considerada uma lei e o poder desta para o desenvolvimento de uma consciência coletiva de bem comum. Com isso, ressalta-se que a pesquisa tem por finalidade a compreensão, a análise e a reflexão dos comportamentos humanos considerados essenciais ao equilíbrio e à manutenção de uma sociedade cidadã, mas também a política como instrumento fundamental de um povo, incluindo que o direito eleitoral é imprescindível, uma vez que fomenta os processos políticos à ocupação de cargos eletivos. Desse modo, a eleição como processo para a escolha de representantes, um mecanismo essencial, uma vez que os indivíduos que irão ser eleitos representarão os interesses dos cidadãos, exercendo o poder soberano.
  • Imagem de Miniatura
    Livro
    Sistema Eleitoral Contemporâneo
    (2021) Cupello, Leonardo Pache de Faria; Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    Ética, política e comunicação nas representações do "homem ordinário"
    (1997) Miranda, Júlia; Tribunal Superior Eleitoral
    O esforço de compreensão que está na origem deste texto representa a tentativa de estabelecer uma relação - que não esgota, naturalmente, as possibilidades nesse campo - entre ética, política e televisão. O homem e a mulher "ordinários" provenientes dos chamados setores populares, de cujo cotidiano é praticamente impossível abstrair a televisão como fonte informativa e de lazer, foram os interlocutores. Eles constituem a maioria da população, dos pretensos cidadãos e dos eleitores brasileiros, mesmo nas capitais. Junto a esses homens e mulheres, considerados como sínteses individualizadas e ativas da sociedade, como lugares da reapropriação singular do universo social e histórico que Ihes concerne, buscou-se identificar, além das representações da política, os valores que a ela se relacionam, uma vez que o apelo ético supõe, da parte dos que o utilizam, importância decisiva da valoração como elemento de constituição das motivações para a ação.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    Direito e política : uma legitimação pela ética
    (2010) Pinto Júnior, Nilo Ferreira; Tribunal Superior Eleitoral
    Busca objetivar a relação entre direito e política utilizando-se da argamassa da ética como fator comum entre ambos. Para tanto, há uma necessidade metodológica de abordagem separadamente do direito e da política e, posteriormente, a identificação da presença da ética como elemento de ligação dos dois institutos.