As reflexões de Raymundo Faoro sobre a transição política brasileira nos anos 1989 e 1990

Imagem de Miniatura

Data

2006

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

QR Code

Resumo

Raymundo Faoro, em seus artigos e entrevistas publicados na grande imprensa, refletiu intensamente acerca do processo de transição política brasileira. Este texto se deterá tanto em suas análises sobre o modo como, por ocasião da primeira eleição direta para presidente da República após a ditadura militar que vigorou entre 1964 e 1985, se processaram as ações políticas dos setores preponderantes quanto em suas discussões acerca das principais medidas empreendidas pelo governo Collor no primeiro ano de governo. A base de seus argumentos centrava-se no fato de que, no início da década de 1990, ocorria no país uma ruptura constitucional que jogava por terra a possibilidade de fortalecimento do Estado de Direito para o qual a Carta Constitucional de 1988, apesar das dificuldades e dos percalços, abria caminho.

Periodicidade

Notas de conteúdo

Referência

REZENDE, Maria José de. As reflexões de Raymundo Faoro sobre a transição política brasileira nos anos 1989 e 1990. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 91-121, out. 2006.

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional