As reflexões de Raymundo Faoro sobre a transição política brasileira nos anos 1989 e 1990
Data
2006
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Raymundo Faoro, em seus artigos e entrevistas publicados na grande
imprensa, refletiu intensamente acerca do processo de transição política
brasileira. Este texto se deterá tanto em suas análises sobre o modo como,
por ocasião da primeira eleição direta para presidente da República após a
ditadura militar que vigorou entre 1964 e 1985, se processaram as ações
políticas dos setores preponderantes quanto em suas discussões acerca
das principais medidas empreendidas pelo governo Collor no primeiro ano
de governo. A base de seus argumentos centrava-se no fato de que, no
início da década de 1990, ocorria no país uma ruptura constitucional que
jogava por terra a possibilidade de fortalecimento do Estado de Direito
para o qual a Carta Constitucional de 1988, apesar das dificuldades e dos
percalços, abria caminho.
Periodicidade
Notas de conteúdo
Assunto(s)
Referência
REZENDE, Maria José de. As reflexões de Raymundo Faoro sobre a transição política brasileira nos anos 1989 e 1990. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 91-121, out. 2006.
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

