América Central

URI permanente desta comunidadehttps://bibliotecadigital.tse.jus.br/handle/bdtse/9849

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    Duas vezes Jorge : o silenciamento como permanência do autoritarismo na República Dominicana
    (2022) Macedo, Victor Miguel Castillo de; Tribunal Superior Eleitoral
    Neste artigo analiso a ausência de transição política na República Dominicana da década de 1960 através de fragmentos da vida de um revolucionário e seu filho. Este é um desdobramento de minha tese sobre ex-combatentes da Revolução de Abril de 1965 em Santo Domingo, capital do país. Durante a pesquisa de campo, conheci pessoalmente o senhor que era um pré-adolescente quando foi preso em 1967 pelo serviço secreto do governo de Joaquín Balaguer (1966-1978). A história, comentada nos jornais da época, levanta um problema quanto ao entendimento atual do que foi a revolução: se para muitos dos ex-combatentes foi bem-sucedida e hoje é reconhecida pelo governo dominicano como uma efeméride pátria, parte de seus efeitos foram silenciados. A transição democrática esperada pelos revolucionários se transformou em 12 anos de tirania, mesmo tendo sido chancelada pelo voto popular. O caso traz a chave temporal dos efeitos estendidos do pós-revolução de 1965, o retorno do autoritarismo e sua diluição num regime supostamente democrático. Meu objetivo é demonstrar que nas trajetórias desses revolucionários se encontram fragmentos e enredos que permitem um entendimento das permanências do autoritarismo na República Dominicana.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    Populismo-autoritário de direita? : antielitismo, pluralismo e voto em eleições presidenciais em democracias americanas
    (2023) Cabrera, Valéria Cabreira; Del Porto, Fabíola Brigante; Tribunal Superior Eleitoral
    A chegada ao poder de governantes com características populistas-autoritárias somente é possível a partir do apoio de eleitores identificados com seus discursos e práticas. Por isso, neste artigo averiguamos o impacto de atitudes em relação a elites políticas, minorias e imigrantes sobre a escolha eleitoral para presidente no Brasil (2018), no Chile (2017), na Costa Rica (2018), no Uruguai (2019) e nos Estados Unidos (2016). Utilizamos dados pós-eleitorais de opinião pública do módulo 5 do Comparative Study of Electoral Systems (CSES). Operacionalizamos as variáveis a partir da construção de escalas de antielitismo e de pluralismo e adotamos a percepção da corrupção como parte do fenômeno de rejeição às elites políticas. Encontramos que o (anti)pluralismo foi um melhor preditor do voto nessas eleições em relação ao antielitismo e à corrupção, sugerindo que a disputa entre valores mais e menos liberais-progressistas esteve no centro do debate político em todos os países estudados.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    Papa Doc's Feint : the misled opposition and the consolidation of Duvalier's rule in Haiti
    (2013) Peschanski, João Alexandre
    It presents the case of the coming to and consolidation of power by François Duvalier s authoritarian regime in Haiti in the late 50s and early 60s. The rise of Duvalierism appears to be in part due to a sequence of strategic interactions among Duvalier and his opponents: even though opponents remained stronger than the incumbent, the latter managed to overcome their frequent attacks by feinting to be weaker than he was and preventing them to unite and coordinate their fight against him. These opponents, who were in general members of the traditional economic and political elite of Haiti, expected to gain control over the government and had an incentive not to coordinate against Duvalier in order to monopolize such control. This strategic sequence, analytically and descriptively summarized, appears to have been at the origin of the consolidation of Duvalier s rule in Haiti.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    Para pensar a confiança e a cultura política na América Latina
    (2004) Lopes, Denise Mercedes Nuñez Nascimento
    Identifica os determinantes de confiança política e sua relação com o apoio ao regime nos países latino-americanos de tradição democrática relativamente recente. A partir dos dados do Latinobarômetro de 1996, a autora analisa hipóteses explicativas em uma amostra de cinco países: Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia e Chile. Os resultados apontam como principais determinantes da confiança nas instituições políticas: a preferência pela democracia em oposição ao autoritarismo, as visões sobre a economia e satisfação com o governo, o otimismo em relação ao futuro do país e do núcleo familiar e o interesse pela política.