O representante como protetor : incursões na representação política "vista de baixo"
Data
2010
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Discute a percepção sobre o sentido da representação política que é manifestada por
uma parcela dos eleitores comuns: o representante é visto como um "protetor" que,
controlando uma parte do aparelho de Estado, é capaz de obter e distribuir benefícios
(empregos, insumos, perdões). Trata-se de uma relação diferente daquelas em geral discutidas
pela literatura, uma vez que não se estabelece a partir de identificação com o representante,
responsabilização por seus atos ou advocacy. O paper explora esta "visão popular implícita" da
representação a partir das cartas escritas a líderes políticos brasileiros (sobretudo Getúlio
Vargas e Jânio Quadros) e discute como, apesar de estigmatizada pela visões normativas
correntes, ela pode ser vista como uma forma racional de ação num ambiente político pouco
permeável às demandas da população mais pobre e desorganizada.
Periodicidade
Notas de conteúdo
Assunto(s)
Referência
MIGUEL, Luis Felipe. O representante como protetor: incursões na representação
política "vista de baixo". In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 34., 2010, Caxambu, MG. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2010. p. 1-20.
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

