O representante como protetor : incursões na representação política "vista de baixo"

Imagem de Miniatura

Data

2010

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

QR Code

Resumo

Discute a percepção sobre o sentido da representação política que é manifestada por uma parcela dos eleitores comuns: o representante é visto como um "protetor" que, controlando uma parte do aparelho de Estado, é capaz de obter e distribuir benefícios (empregos, insumos, perdões). Trata-se de uma relação diferente daquelas em geral discutidas pela literatura, uma vez que não se estabelece a partir de identificação com o representante, responsabilização por seus atos ou advocacy. O paper explora esta "visão popular implícita" da representação a partir das cartas escritas a líderes políticos brasileiros (sobretudo Getúlio Vargas e Jânio Quadros) e discute como, apesar de estigmatizada pela visões normativas correntes, ela pode ser vista como uma forma racional de ação num ambiente político pouco permeável às demandas da população mais pobre e desorganizada.

Periodicidade

Notas de conteúdo

Referência

MIGUEL, Luis Felipe. O representante como protetor: incursões na representação política "vista de baixo". In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 34., 2010, Caxambu, MG. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2010. p. 1-20.

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional