Repositório Institucional da Justiça Eleitoral

URI permanente desta comunidadehttps://bibliotecadigital.tse.jus.br/handle/bdtse/4129

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 17
  • Imagem de Miniatura
    Periódico
    Paraná eleitoral : revista brasileira de direito eleitoral e ciência política : vol. 14, n. 1 (2025)
    (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, 2025) Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Periódico
    Revista democrática : vol. 10 (2023)
    (Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso, 2023) Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    TCC/Especialização
    Influências de variavéis sociodemográficas e políticas em hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave causadas por Covid-19 em municípios brasileiros : uma abordagem em Estatística Espacial
    (2021) Fonseca, Alexandre de Almeida; Garutti, Ana Paula; Oliveira, Davi Khoury; Kavamoto, Eduardo Campedelli; Rodrigues Júnior, Geraldo; Britto Filho, José Ricardo Almeida de; Farah, Marcelo Semerene; Francisco, Eduardo de Rezende; Tribunal Superior Eleitoral
    Avaliar a influência de variáveis na contaminação grave por Covid-19. Foram utilizadas variáveis sociodemográficas dos municípios e o resultado, também por município, do segundo turno das eleições presidenciais de 2018. Foram utilizadas bases públicas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Atlas BR, Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram utilizadas técnicas de análise descritiva e regressão linear múltipla, modelo autorregressivo espacial (Spatial Auto-Regressive model, SAR), e modelo de regressão geograficamente ponderada (Geographically Weighted Regression, GWR) para definição do modelo preditivo. Através do uso do Modelo GWR, obteve-se uma explicação de 53.18% da variação média da taxa por 1000 habitantes de contaminados graves durante o período entre os meses de julho de 2020 a janeiro de 2021. Tais achados permitem endereçar melhor, no âmbito da gestão pública, políticas mais eficientes, eficazes e assertivas.
  • Imagem de Miniatura
    Livro
    Relatório de gestão 2020 na forma de relato integrado
    (Tribunal Superior Eleitoral., 2021) Brasil. Tribunal Superior Eleitoral; Tribunal Superior Eleitoral
    Trata da prestação de contas anual a que o TSE está obrigado, nos termos do art. 70 da Constituição Federal/1988, observadas as disposições contidas na Instrução Normativa-TCU nº 84/2020 e na Decisão Normativa-TCU nº 187/2020. O presente documento foi elaborado pela Comissão instituída pela Portaria-TSE nº 744/2020, sob a coordenação da Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental desta Corte.
  • Imagem de Miniatura
    Periódico
    Revista eletrônica de direito eleitoral e sistema político - REDESP : vol. 4, n. 2 (jul./dez. 2020)
    (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, 2020) Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    A Justiça Eleitoral em face do coronavírus (COVID-19)
    (2019) Lima, Fátima Maria Costa Soares de; Tribunal Superior Eleitoral
    Busca levar o leitor a refletir sobre duas vertentes dos direitos fundamentais, quais sejam: O direito à vida e a garantia do alistamento eleitoral e a sua importância no exercício da cidadania, esclarecendo alguns pontos, às vezes óbvios, os quais, em regra, passam desapercebidos. Levou-se em consideração o contexto atual, onde se enfrenta a pandemia do coronavírus-COVID-19, ressaltando-se a posição da Justiça Eleitoral Potiguar, frente a esse trágico quadro que requer isolamento social nas atividades privadas e públicas.
  • Imagem de Miniatura
    Periódico
    Revista eleitoral : vol. 33 (2019)
    (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, 2019) Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    Alistamento eleitoral e controle das eleições : um breve relato histórico que permeia as inovações e desafios da Justiça Eleitoral em tempos de pandemia do coronavírus - COVID -19
    (2021) Pereira, Shirley de Jesus Oliveira; Tribunal Superior Eleitoral
    Trata do alistamento eleitoral, primeiro ato de natureza administrativa do processo eleitoral, sendo utilizado como elemento de manobra do poder político no Brasil em tempos remotos e que, hoje, está livre de influências políticas, graças à construção de uma legislação específica para esse objeto. Aborda também a atuação da Justiça Eleitoral nesse contexto. Traz ainda algumas inovações na Justiça Eleitoral e os desafios em tempos de pandemia do Coronavírus - COVID -19.
  • Imagem de Miniatura
    Periódico
    Revista democrática : vol. 8 (2021)
    (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, 2021) Tribunal Superior Eleitoral
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    A revolução ambiental da propaganda eleitoral digital
    (2020) Castilhos, Ângelo Soares; Tribunal Superior Eleitoral
    Explicita, de forma veemente, que as formas digitais de propaganda vêm adquirindo cada vez maior protagonismo nas campanhas eleitorais, com a progressiva migração dos atos políticos para a internet. Além disso, é possível associar esta mudança com uma relevante, mas pouco lembrada, consequência: a preservação do meio ambiente. Ademais, apura-se o papel fundamental da rede mundial de computadores para que o direito às liberdades de expressão e de informação dos candidatos e dos eleitores possibilitem a divulgação das e o acesso às propostas políticas em tempos de pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A pesquisa amparou-se em doutrina especializada das searas constitucional, eleitoral e ambiental para verificar que, apesar de a degradação ambiental ainda ocorrer nos processos eleitorais (em sentido amplo), há uma inevitável tendência de alteração de paradigma, com a assunção da internet como via exclusiva para o desenvolvimento futuro do marketing político-eleitoral. O estudo conclui que, a partir do momento em que isto se tornar realidade, estará inteiramente concretizada a revolução ambiental da propaganda eleitoral como um todo, em que haverá 100% de informação com 0% de poluição.